Mateus 13: 44:O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.
45:O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.
46:Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.
Estas partes contam duas histórias semelhantes, de dois homens que passam a vida à procura de um grande tesouro, pelo menos eles consideram um grande tesouro. Quando acham, vendem tudo o que têm e seguem à compra do seu tesouro.
No primeiro, é um homem que procura um tesouro que está escondido num campo, quando o encontra fica tão feliz que vende tudo o que possui para comprar o campo onde o tesouro está.
No segundo homem, ele está à procura de uma pérola valiosíssima, quando a encontra, vende tudo e para comprá-la.
O reino dos céus é como o tesouro e a pérola, e nós somos como os homens. Devemos deixar tudo para conseguir o reino dos céus, também não devemos acumular riquezas aqui na terra, mas sim no céu.
Vamos observar mais um exemplo de como devemos deixar tudo: em Mateus 19: 16: Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "
17: Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
18: "Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
19: honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
20: Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "
21: Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
22: Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
23: Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
24: E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
29: E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.
30: Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros".
No 16-17, um homem rico chega à Jesus e pergunta o que deve fazer para entrar no céu, aqui já mostra que todos têm que descobrir e saber como chegar lá. Jesus responde que temos que guardar os mandamentos. Ou seja, o dinheiro não importa, nem para nosso sustento, já que Deus dá o sustento.
Em 18-19, Aquele rico não sabe os mandamentos, mais uma vez que o dinheiro não importa, pois até alguém que tem muito dinheiro teve que aprender. Ele pergunta à Jesus quais são, Ele responde ao rico:
“Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite seu pai e sua mãe e ame ao seu próximo como você ama a você mesmo”.
Depois o moço disse que já fazia isso tudo, então logicamente perguntou a Jesus o que mais teria de fazer. Jesus respondeu que ele deveria que vender tudo que possuía e dar aos pobres, assim conseguiria ter riquezas no céu.
Logo que o homem vai embora (22-24), Jesus afirma aos seus discípulos que existe mais chances um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no céu, então todos já pensam que é impossível alguém rico entrar no céu, mas lembre-se que para Deus nada é impossível, então pode acontecer de um rico ir no céu, mas é difícil por causa da ganância.
Resumindo, isto mostra que devemos perguntar à Deus como e o que temos que fazer para ir para o céu, caso o que Ele te responder for algo que você já faz ou fez, pergunte a Ele o que a mais deves fazer para ir para o céu. Caso a segunda resposta for algo que não consigas fazer, peça a Ele que o ajude, e não se preocupe nem se importe com o dinheiro.
Já no 29-30, Ele é claro e fala com palavras diretas que quem deixar tudo (e seguir a Ele) vai receber cem vezes mais, e de brinde a vida eterna. Depois ele diz um dos provérbios mais utilizados no dia-a-dia, pelo menos nós achamos: Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros.
Vamos avançar um pouco para Lucas 10: 38: Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.
39: Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
40: Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
41: Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
42: Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Conta a história de Marta e Maria. Jesus chegou num povoado, onde foi recebido por Marta, na casa dela. Ela ficou trabalhando para arrumar toda a casa (provavelmente fazendo comida, se arrumando, entre outras coisas) para Jesus, já a sua irmã, Maria, ficou sentada aos pés de Jesus o ouvindo.
Marta percebe isso, para e pergunta para Jesus: “Você não se importa que eu fique trabalhando enquanto a Maria fica parada? Mande ela me ajudar!”
Jesus respondeu que Marta estava agitada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária. Esta coisa, Maria escolheu e ninguém vai tirar isso dela.
Com esta história podemos compreender duas coisas óbvias:
1. Quando pedimos para Deus entrar em nossas vidas, ou até mesmo falar conosco, devemos O ouvir, sentar a frente Dele e não ficar fazendo outras coisas.
2. Não perca oportunidades, se haverá alguma palestra, seminário, evento ou algo que seja referente a Deus, vá. Caso a sua desculpa seja o custo, Deus proverá, Se você deve ir, Ele dará um jeito, então tenha fé.
Também se for algo grátis, algum pastor veio de outro lugar para pregar, ou até mesmo os seus pastores, deves ir, pois se aquilo não fizesse diferença na sua vida, Deus não estaria mandando aquela pessoa para pregar.